VENTOSATERAPIA
A ventosaterapia é uma terapia da medicina tradicional chinesa (MTC), que surgiu há pelo menos 2 mil anos.
O tratamento consiste na aplicação de ventosas nos pontos de acupuntura localizados no corpo.
No início a técnica de aplicação era feita com chifres e cuias, mas com o passar do tempo a técnica foi sendo aperfeiçoada pela Medicina Tradicional Chinesa e sua aplicação passou a ser feita com diversos tipos de ventosas, como as de vidro, acrílico, bambu e plástico.
A ventosaterapia atua, principalmente, na estagnação do Qi (energia) e sangue (Xue), promovendo a circulação do meridiano ou região estagnada, tratando os distúrbios causados pela mesma.
A técnica é indicada no tratamento de diversas patologias, atuando com caráter terapêutico em distúrbios musculoesqueléticos, reumatológicos, neurológicos, vasculares e dermatológicos e outros.
Na China, a ventosaterapia é usada principalmente para tratar doenças respiratórias, como bronquite, asma e congestão; artrite; problemas gastrointestinais e certos tipos de dor.
No ocidente a ventosaterapia está sendo muito aplicada no meio esportivo, principalmente em atletas profissionais de alto nível, com a finalidade de promover a recuperação muscular e como tratamento coadjuvante em algias.
