O Fígado na visão da Medicina Chinesa
- roddrigodrumond
- 13 de fev.
- 2 min de leitura

O fígado é um órgão multifuncional que tem diversas funções essenciais para o nosso organismo. Algumas delas são:
A desintoxicação, o metabolismo dos alimentos (carboidratos, lipídios e proteínas), o armazenamento de nutrientes (vitaminas, minerais e ferro), a produção da Bile, o processamento de drogas e hormônios, a destruição de células sanguíneas danificadas e bactérias.
Na medicina tradicional chinesa, o fígado tem um papel crucial e ultrapassa a sua função biológica.
O fígado armazena o sangue (Xue) e controla a nutrição dos tecidos musculares e tendões. Ele é encarregado do planejamento estratégico do organismo. Ele supervisiona atividades essenciais, tais como o fluxo sanguíneo (Xue), a distribuição de energia (Qi) e a regulação das emoções. O fígado é sensível às emoções que criamos, estresse e raiva podem afetar negativamente esse órgão. O fígado também está ligado à criatividade, ao planejamento, à consciência e aos sonhos.
A relação entre os órgãos e os distúrbios do corpo e da psiquê é vista de forma holística na Medicina Tradicional Chinesa, considerando a interconexão entre diferentes sistemas do corpo. Indivíduos com problemas no fígado podem enfrentar dificuldades em planejar atividades diárias, perder o objetivo na vida, ser propensos à irritabilidade e ataques de raiva, além de apresentar delírios em menor ou maior grau, como observado em diversas enfermidades alopáticas que afetam o fígado. Distúrbios como bruxismo, tendinites e contraturas musculares estão intimamente relacionados ao fígado, onde nosso corpo já demonstra sinais de que este órgão precisa de atenção e cuidados.
Uma dieta equilibrada com alimentos leves, frescos e de fácil digestão, que inclua folhas verdes escuras, frutas cítricas e alimentos ricos em ômega 3 é recomendada para manter o fígado saudável. A Acupuntura, massagens e Fitoterapia Chinesa, são terapêuticas recomendadas para tratar o desequilíbrio energético do fígado na Medicina Tradicional Chinesa
Rodrigo Drumond
Comments