Os Rins na visão da Medicina Chinesa
- roddrigodrumond
- 3 de fev.
- 2 min de leitura

Os Rins são responsáveis por várias funções vitais, incluindo: A filtração do Sangue, regulação da Pressão Arterial, equilíbrio Ácido-Base, produção de Hormônios e a regulação de Eletrólitos.
Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), os Rins desempenham um papel central que vai além do somático, abrangendo dimensões energéticas e emocionais. Eles constituem o núcleo do equilíbrio entre o Yin e o Yang do corpo, harmonizando diversas funções essenciais, desde a regulação dos fluidos até o suporte da essência vital.
Os Rins armazenam a Essência (Jing), estando intrinsicamente relacionado ao nascimento, crescimento, reprodução, desenvolvimento e envelhecimento.
Os Rins têm um papel vital na formação óssea, estabelecendo uma ponte entre os princípios da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e os conhecimentos da medicina alopática. Esses órgãos são essenciais na ativação da vitamina D. A vitamina D é fundamental para a saúde óssea, atuando decisivamente na homeostase do cálcio — mineral chave para a construção e manutenção do tecido ósseo. Assim, a influência renal na integridade esquelética é um consenso entre ambas as abordagens médicas.
Na visão holística da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), os Rins são órgãos multifacetados, intrinsecamente ligados não só à fisiologia, mas também ao psiquismo humano. Eles são o alicerce da força de vontade, conhecida como Zhi, e estão intimamente relacionados à gestão do medo. Um desequilíbrio energético dos rins pode se manifestar através de sintomas como apatia, falta de determinação, timidez, insegurança, medos infundados e episódios de pânico. Curiosamente, na medicina alopática, pacientes com patologias renais podem exibir sintomas psicoemocionais similares, além dos problemas físicos. Isso reflete a interconexão entre os distúrbios renais e as condições de deficiência energética dos Rins conforme descrito pela MTC.
Para promover a saúde e fortalecer os Rins, na MTC, utilizamos a dietoterapia com alimentos que tem propriedades que favorecem a energia renal; Acupuntura, Fitoterapia e exercícios fisicos específicos.
Rodrigo Drumond
Medicina Chinesa e Ortomolecular




Comentários