Acupuntura no combate ao stress oxidativo
- roddrigodrumond
- 27 de fev. de 2023
- 1 min de leitura

O stress oxidativo são reações celulares que produzem resíduos chamados radicais livres. Os radicais livres podem causar danos as nossas células se não neutralizados por antioxidantes. O stress oxidativo é o estado que o nosso corpo fica quando os níveis de antioxidantes não são altos o suficiente para compensar os efeitos nocivos dos radicais livres, ele tem sido associado a mais de 200 doenças.
Em um artigo publicado recentemente, Huang e Hsieh, pesquisadores da Universidade Médica da China, em Taiwan, demonstraram, através de uma revisão sistemática da literatura, que o tratamento com Acupuntura é capaz de reduzir o estresse oxidativo através de uma proteína chamada Fator Nuclear Eritróide 2 (Nrf2). Nrf2 é capaz de aumentar a ação das chamadas enzimas antioxidantes, que controlam a produção dos radicais livres de oxigênio, principal etapa do desencadeamento do estresse oxidativo.
Os artigos revisados pelos pesquisadores demonstram a modulação de diversos fatores celulares induzidos pela acupuntura, resultando no aumento da atividade de Nrf2, que ativa a defesa antioxidante da célula.
Os pesquisadores concluíram que a Acupuntura pode ter efeitos positivos no tratamento com de pacientes acometidos com doenças neurodegenerativas, como Parkinson e Alzheimer.
REFERÊNCIAS:
Huang, t., Hsieh, c. l. "Effects of Acupuncture on Oxidative Stress Amelioration via rf2/ARE-Related Pathways in Alzheimer and Parkinson Diseases", Evidence-Based Complementary and lternative Medicine, vol. 2021, Article ID 6624976, 11 pages, 2021.




Comentários